- Área: 110 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento. Datado de meados dos anos 80, bastante descaracterizado mas com áreas generosas.
Os clientes. Um casal jovem e o Xavi, o cão que toma conta da casa. A configuração dos espaços pré-existentes não comportava as expectativas dos clientes.
A definição da nova estratégia de ocupação e vivências do espaço foi encontrada num processo participativo conjunto intenso, com o objectivo da máxima personalização do espaço.
A estratégia de intervenção assentou na instalação de um dispositivo que estabelece um perímetro de caracterização e utilização funcional dos espaços pré-existentes.
O dispositivo instalado apresenta uma configuração que promove linhas de continuidade a partir das janelas existentes conduzindo a luz para o interior do apartamento. Este dispositivo, apesar de se apresentar mono-material, tem como premissa essencial assegurar um carácter espacial unitário dos espaços de permanência comuns e privados, onde a estrutura funcional se revela nas suas verdadeiras dimensões e proporções.
Os espaços de transição entre estes apresentam, por oposição e definição espacial, um carácter abstrato e encerrado.